Jardins

















          Recentemente fiz uma manutenção em um jardim no Arsenal da Marinha, na Ilha das Cobras, que foi destinado para a cerimônia da passagem de comando do Arsenal. Recebido pelo suboficial Rodrigues, fiz algumas podas, manutenção do gramado e posteriormente estarei cuidando de outras áreas ao redor do prédio da diretoria de abastecimento. Destaco uma planta que podei, chamada Folha de Acanto, muito exótica e espinhenta, que é o insigma da Marinha.







       
          Recentemente fechei um contrato com o Hotel Santa Teresa para fazer a reforma, restauração e manutenção de toda a área verde do hotel. O projeto de um excelente bom gosto foi criado pelo próprio dono que com a ajuda de seu fornecedor, criaram uma bela paisagem, porém, faltaram alguns detalhes técnicos, como, o principal deles, o tratamento do solo, plantas em locais inadequados e uma falta muito grande de manutenção. Ou seja, o que falta é aliar o bom gosto do cliente à experiência técnica de um profissional. E para quem desejar conhecê-lo, vale a pena. O site é: http://www.santateresahotel.com/. (Atualmente mudou para  HOTEL SANTA TERESA RIO MGALLERY BY SOFITEL, o site é www.santateresahotelrio.com).





































          Situado em Santa Teresa este belo jardim que estamos fazendo a sua manutenção quinzenal. A princípio foi feito uma bela reforma em vários Buganviles que se estendem de ponta a ponta do muro da entrada da casa, com aproximadamente 25 metros de extensão. A dona, Srª Beatriz, ficou muito satisfeita, a qual já até tinha perdido as esperanças com o velho Buganvile, pensando em arrancá-lo todo e plantar mudas novas, mas nada que um pouco de paciência, trabalho, e principalmente amor às plantas, para alcançarmos um bom resultado.











___________________________________________________________________________________

Criado por mim e desenhado pela designer Liliane G. Sistelos o projeto paisagístico residencial da diretora do Centro Cultural em Santa Teresa, Rute Casoy tem como objetivo manter a originalidade do jardim já presente, o qual tem até uma banheira antiga sendo usada como vaso, que ficou muito criativo, e também vasos de barro. Porém, falta no jardim um pouco de arrumação, direcionamento e manutenção que é então a proposta do projeto. Utilizando-se de plantas já existente no local e algumas novas espécies, o projeto visa tentar lembrar ao máximo o estilo da Mata atlântica, com Palmeiras, Bromélias, Orquídeas e Bananaceaes. Alguns destaques são uma horta caseira com um Buganvilea de fundo e uma jardineira de fibra de coco que será instalada na parede, dentro de um Gazebo. A execução do projeto está previsto para janeiro e esperamos proporcionar à cliente um lugar ideal para descanso, meditações e boas inspirações para 2010.
 




___________________________________________________________________________________





















        É com imenso prazer que temos feito a restauração do Jardim do Sr. Raul de Sá Barbosa, um simpático diplomata brasileiro aposentado. Situado em Santa Tereza e feito originalmente por Roberto Burle Marx, o jardim tem uma diversidade de plantas muito boa, contando com mais de 50 espécies diferentes e um destaque especial para uma trepadeira da Indonésia raramente vista no Brasil, trazida dentro de um envelope quando o sr. Raul voltava de uma de suas viagens. Na foto à baixo a Congea Tomentosa, uma planta originária da Índia. No fim do inverno e início da primavera a Congea floresce, exibindo várias flores brancas, e cada uma é circundada por três brácteas que mudam de cor do rosa para o roxo e posteriormente para o cinza, ao longo de várias semanas. A floração é tão densa e abundante que mal se vê a folhagem.









Saulo Martins, Fátima, minha esposa, Sara, nossa filha e Raul de Sá Barbosa





Postagens mais visitadas